18/02/2025 às 19:58 MEMÓRIAS DA INFÂNCIA

A importância das fotos impressas nas memórias afetivas!

2min de leitura

Esses dias, encontrei um álbum perdido aqui, com fotos minhas ainda pequena. Na hora bateu uma nostalgia e uma sensação de estar de volta em uma época que fui muito feliz! Passava o dia com os meus avós (já falecidos) e meu avô tinha um cuidado especial comigo. Imediatamente voltei àquela época, o cheiro da comida do vô, a garrafa de Arnica em cima do armário pra quando alguém se machucasse, a imagem do vô fazendo comida sentado ao lado do fogão... lembranças tão boas. 

Será que as crianças de hoje vão ter isso daqui a 20 anos?!

Essas fotos reveladas são como portais que se abrem para o passado, sabe.

Felizmente no meu trabalhando, percebo como a fotografia não é só uma imagem bonita. Quando uma criança se vê numa foto em família, brincando, sorrindo, no colo e até fazendo bagunça... ela percebe o quanto é amada e o quanto faz parte da história daquela família. Esse senso de pertencimento é tão forte, que constrói a autoestima dos pequenos, de um jeito que nem sempre a gente percebe, mas que faz TODA diferença.

Já reparou como um álbum de fotos pode virar uma viagem no tempo? Minha família abria as várias caixas de fotos antigas cada vez que ia almoçar na casa dos meus avós. Juntávamos os primos, os tios e era uma farra só! Nós, que éramos crianças na época adorávamos - e ainda adoramos - ver as próprias fotos, perguntar como era aquele dia, rir dos detalhes e até reclamar que não estávamos naquelas fotos de quando nem éramos nascidos... em meio àquelas páginas, elas criam laços, entendem de onde vêm e se sentem parte de algo muito maior.

E olha, sei que hoje a gente tem mil fotos no celular, mas nada substitui o toque de uma foto impressa. Tem algo especial em segurar uma lembrança nas mãos. É como se ela dissesse: "Ei, isso aqui foi real, aconteceu de verdade, e foi lindo."

E sabe o que me emociona? Ver como as crianças se encantam com as próprias fotos. Elas brilham quando se veem num álbum, como se dissessem: "Olha só, eu faço parte dessa história!" É tão simples e tão poderoso.

Se eu puder te dar um conselho de amiga: imprima suas fotos. Monte aquele álbum bagunçadinho, com risada, careta, abraço apertado. Porque no futuro, quando seu filho ou sua filha olhar pra essas fotos, não vai lembrar só da imagem... Vai lembrar do amor, do cheirinho da infância, e do quanto foi (e ainda é) amado.


18 Fev 2025

A importância das fotos impressas nas memórias afetivas!

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

álbum de fotografia álbum de fotos álbum de fotos infantil Foto Impressa Foto revelada fotografia infantil fotografias impressas importância das fotos impressas impressão de fotos Memória afetiva

Logo do Whatsapp